sábado, 14 de julho de 2012

SLB 2-0 bernardettes

1. Está visto que não há forma de o SLB sair por baixo num confronto com os bernardettes e não é por falta de oportunidades. Já tentamos numa eliminatória europeia com a 1ª mão no velodromme e todos sabemos quem ficou em prantos. Depois tentamos numa eliminatória europeia com a 1ª mão na Catedral e uma vez mais houve lacrimejamento alheio. Ontem tentou-se em terreno neutro dando aos franceses 2 semanas de treino de vantagem e nem assim os tipos deram descanso aos limpa lágrimas.... caramba, nós até já tentamos no Estádio da Luz, com o Nuno Abreu e o Toy em campo e nem assim eles nos bateram. Fodaase pah, até o Gondomar tem melhor registo contra nós do que estes pinocos...

2. Acho o adepto benfiquista de uma incongruência atroz. Rui Costa foi formado no Glorioso, andou 12 anos a jogar por fora, inclusive num clube que acabou por falir e quando voltou foi recebido como um rei. Paulo Lopes foi formado no Glorioso, andou 10 anos a jogar por fora, inclusive em três clubes que acabaram por falir, regressou a casa e ninguém nota, ninguém festeja "ah voltou o príncipe das balizas"... "ah quando deixares o futebol vais para a estrutura"..."ah  vê lá se desvias o maseratti que eu quero passar com o meu Fiesta"... nada. É por causa da careca? Ou é por ser o nº 13 do azar? Ou é por nunca ter ganho uma Liga dos Campeões? É que ele pode nunca ter levantado a orelhuda, mas quantas vezes é que o Rui subiu da 2ª para a 1ª Liga?

3. Adoro quando alguns mitos são desmentidos. Ultimamente os nossos adversários insistiam que o SLB já não era a mesma coisa, que já não era um clube para onde todos os jogadores queria ir, que a nossa camisola já não tinha peso... não tem? Ola John esteve 10 minutos com ela no corpinho ficou logo todo afanadinho do costado que parecia a rainha mãe britânica toda apanhada das arterioescleroses dela. Pois é meus meninos, já sabem agora porque é que nos anos 80 toda a gente usava uma termoteb... porque era bem mais leve que o Manto Sagrado. A camisola com a águia ao peito é a segunda coisa mais pesada que já passou pelos relvados nacionais, só ficando atrás do rochemback no que a tonelagens diz respeito.

4. Estes jogos de pré época são sempre meio estranhos, e servem para as equipas se prepararem para as vicissitudes da temporada, mas... começar com um penalty a favor não é estarmos a prepararmo-nos para merdas que não precisamos? Alguém viu o Artur marcar um livre directo? Não, claro que não, não é preciso treinar isso porque nunca vai ser necessário colocar em prática. E perdemos tempo a treinar penalties quando competimos no campeonato do soares dias e do proença? Bem mas ao menos isto dá para ver que ao menos que afinal a regra do "só é penalty a favor do SLB quando um jogador de encarnado for encontrado num barracão isolado, vitima do estripador de Lisboa" só existe mesmo em Portugal. Isto se calhar bem visto era o SLB fazer como o Pingo Doce e mudar-se para a Holanda ou Bélgica.

5. Sei que pode parecer uma opinião facilmente rebatida, mas... o SLB é tão mais bonito sem o Emerson... as camisolas parece que são de um vermelho mais vivo e tudo. Os laivos brancos do equipamento brilham mais. É tudo mais verdadeiro, mais Benfica, começando até naquele pormenor a que eu já não estava habituado de jogarmos com 11. Sim Jesus, é uma patetice e jogar com 11 é algo extremamente sobre valorizado nos meandros do futebol, mas epah... faz lá a vontade ao International Board só desta vez. Jogas com os 8 avançados na mesma, mas em vez de colocares só mais 1 defesa e um guarda redes em campo, metes 2 defesas. Vá não custa nada e se fizeres isso o pessoal paga-te uma matraquilhada.

6. Witsel tem o cabelo bem mais curto. Aquela parvoíce de aparar as pontas não lembra a ninguém. O que vale é que foi só as pontas porque senão não tinha ganho a grande penalidade como o fez: escondendo a bola do defesa com o cabelo, deixando o defensor francês numa de "oh le balon c'est aqui dans la notre grand área, je vais alivier pour la bancade... oh la la ou est le balon... c'est desaparecé... putain c'est le gadelhude que tenez le balon... tu est un ladron de merde...allez a manger la relve... qua, penalty mas je pensave que se poudre faire tout a les jouers du Benfica dans la grand area sen que seje faute". Delicioso também o pormenor do belga a agarrar a bola com uma colherada mestra. Normalmente eu uso colheres daquele tamanho para comer nestum e mousses de chocolate... o Witsel usa para agarrar bolas... diferenças culturais. Quem me dera que nas gelatarias as bolas de gelado também fossem agarradas com colheres daquele tamanho. 

7. Numa época em que o futebol francês está completamente dominado pelos africanos, é bonito ver que ainda há equipas que tentam manter vivos os nomes típicos de emigrantes portugueses do bidonville. Depois de terem feito famoso um ponta de lança chamado Jean Pierre (tu vas tombé), agora os bernardettes trazem no cardápio o Remy. Contudo nenhum destes dois nomes é o mais utilizado por todos aqueles nossos conterrâneos que procuram a felicidade em terras francófonas. O vencedor do troféu "Nome bernardettiano adoptado pela maior parte dos franceses de alcochete" é... Ayew. É verdade meus amigos, quando estiverem em França, a melhor forma de reconhecer um português no meio de 20 pessoas, é chegar lá e gritar "puuuoooortooo". O português vai logo responder com um sonoro "ayew caralhoooo".

8. Maxi é chato... não, corrijo... Maxi é muito chato.Esta toda a gente parada há mais de 1 mês, tudo com as articulações mais carcomidas que o izmailov e chega o uruguaio 1 semana mais tarde que o resto do plantel e entra logo a assoprar por aquela lateral direita abaixo. Parecia o Alexandre Yokochi a fazer piscinas. Para além de moer o juízo ao lateral esquerdo adversário, Maxi também moeu o juízo ao realizador que tinha acabado de chegar de férias, preparado para um jogo de Matic's em pré época e afinal apanha com o uruguaio de meio de temporada... que foi também o tipo de Gaitan que entrou em campo, certamente obrigado a isso por Jesus, a fim de compensar o excesso de forma do nosso lateral.

9. Tacuara marcou o penalty a uns 724km/h (sem exagero) à figura do guarda redes, deixando bem evidente que havia ali umas picardias em campo. Felizmente para o SLB, o guardião bernardetto desviou-se, senão o nosso molengão tosco tinha sido admoestado com cartão vermelho por homicídio simples, até porque homicídio qualificado foram os golos do Kardec e do Vata contra estes nabos franceses, pois na altura valeram qualificação para as eliminatórias seguintes das competições. Vendo que o passe teleguiado que o paraguaio tinha feito para o guarda redes azul cueca tinha falhado o alvo, Carlos Martins achou por bem tentar fazer um mais certeiro a 973km/h (novamente sem exagero), mas apenas conseguiu provar que os guardiões franceses são tão difíceis de alvejar como 98% dos troféus que os lagartos têm na sua lista de conquistas.

10. Para o fim... a lateral esquerda, esse punhal espetado no miocárdio de todos os benfiquistas. Pois bem, pouco deu para ver. Não consegui formar ideia acerca do Luisinho porque ele andou sempre desencontrado com o extremo direito deles: quando o remy estava em campo, o Luisinho não estava. Quando o Luisinho estava em campo já o remy estava no banco. Mas sacou dois bons cruzamentos a provar que mandar um piparote no balão e atira-lo para dentro da área é capaz de não ser um bicho de sete cabeças. Já quanto ao Melga e apesar do entusiasmo generalizado que por ai anda, à primeira vista parece-me que tem tanto a corrigir defensivamente que quando o Jesus o tiver pronto para ocupar o lugar já ele está um pouco limitado nas movimentações por causa do andarilho e da algália. No fundo... não vi nada que não tivesse já visto no Luis Martins, por exemplo. A aguardar futuras visualizações.

1 comentário:

Jotas disse...

E o constantino sempre a dar-lhe com o seu humr peculiar.
Foi um bom teste, com uma 1ª parte em que jogou a base da época passada, mas obviamente ainda é mto cedo para qualquer conclusão. É preciso lembrar que nas pré épocas há sempre jogadores que adquirem forma mais rápido que outros, outros que demoram o seu tempo a integrar-se na equipa e por isso só lá para Agosto é que se começa a perceber quais aqueles mais bem preparados para o começo dos jogos e os qua são mais valias efectivas.