quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Entrevista António Veloso


Após iniciativa conjunta com o blog Cabelo do Aimar, conseguimos chegar à fala com o mítico capitão do Benfica, António Veloso. Uma curta entrevista onde o antigo lateral foi de poucas palavras mas bastante directo, como um homem do futebol deve ser.

Cabelo do Aimar/Mão de Vata: A última final europeia do SLB foi alcançada com um golo com a mão do Vata. acha que a próxima poderá ser com um golo com o cabelo do Aimar? 
António Veloso: O que eu duvido é que alguma vez haja outra final europeia.

CdA/MdV: Nessa meia-final, após o golo do Vata, o Veloso foi obrigado a fazer uma falta para evitar um contra-ataque francês que lhe valeu um amarelo e o retirou da final de Viena. Sente que o seu sacrifício valeu o mesmo que o golo do angolano e que, como tal, o que deveria ter passado à história era o "amarelo do Veloso" em vez da "mão do Vata"?
AV: Sem dúvida que valeu a pena.

CdA/MdV: Ser capitão do Benfica é um desafio sem tamanho calculável. Existe algum planeta no universo que possa definir o tamanho do desafio que foi ser capitão do SLB durante a estadia de Yuran, Mostovoi e Kulkov? 
AV: Ser capitão durante todos aqueles ano, claro que foi fantástico. E ao serviço do Benfica então, não é para qualquer um.

CdA/MdV: O Veloso conquistou ao serviço do Glorioso 7 titulos nacionais e esteve em 3 finais Europeias. Sem rodeios, trocava estes 7 titulos pela oportunidade de ter levantado um caneco europeu, sabendo de antemão que já lá vão 50 anos desde que vencemos a última final?
AV: De maneira nenhuma. E ainda faltam 6 Taças de Portugal e mais alguns títulos. Não trocava.

CdA/MdV: Luís Filipe Vieira disse que nenhum treinador ganhou tanto como Jesus desde 1980. O Veloso jogou no clube entre 80 e 95. Concorda com as palavras do presidente.
AV: Não é verdade. Em três anos como treinador, ganhou apenas um campeonato, como tal, pura mentira.

CdA/MdV: O FC Porto é acusado de ser beneficiado com penaltis e golos em fora de jogo que passam em claro. Dentro desta dinâmica acha que o facto de um dos grandes símbolos portistas dos anos 80 se chamar "Bandeirinha" foi apenas coincidência? Já agora, explique-nos os acontecimentos que levaram à sua substituição da convocatória para o México 86 por este jogador do clube rival. 
AV: Só os responsáveis da Federação é que podem dizer a verdade dessa situação, pois eu já provei à muito a minha inocência nesse caso.

CdA/MdV: Quando olha para trás e tenta ver qual o pior momento da sua carreira, do que se lembra? A imagem de Van Breukelen a agarrar o penalti na Alemanha ou ver o seu filho Miguel com a camisola do Sporting?
 AV: A não ida ao México 86.

CdA/MdV: No ultimo jogo da sua carreira, na Luz contra o Braga, em 94/95, com a equipa do Augusto Duarte a vencer por 0-1, há um penalti a favor do SLB no último minuto. A luz em peso pediu Veloso para a cobrança mas o individuo que envergava a braçadeira de treinador na altura enviou Edilson. Sentiu que a recusa dele em lhe possibilitar a despedida em beleza fazia parte de um "plano maior" de humilhação da mística do SLB ou foi apenas mais um momento de parvoíce dele?
AV: Não, de maneira nenhuma. Os jogadores têm que ter respeito pelo Treinador. As suas ordens dentro de campo são para cumprir.

CdA/MdV: Foi director desportivo do Alverca em 95. Qual o balanço que faz dessa passagem? Luís Filipe Vieira já estava ligado ao clube? 
AV: Foi bom. Uma nova experiência. O resto... era como se não existisse.

CdA/MdV: Já todos conhecemos o seu filho Miguel. Fale-nos do Luís. 
AV: Muito bom jogador e muito bom filho.

CdA/MdV: Se treinasse o actual Benfica, qual era a táctica em que apostava e em que jogadores?
AV A táctica seria ganhar. O Sistema, dependia muito dos jogadores.

CdA/MdV: Quer deixar uma mensagem final aos nossos leitores sobre o Benfica e sobre o Futebol? Qual? 
AV: Que continuem a apoiar o Benfica, pois é grande pela sua cor e essencialmente pelos títulos, que andam afastados ultimamente.

4 comentários:

Anónimo disse...

Preferia a versão anterior, em que o Veloso "falava" em caps lock.

Fazia-me imaginar o Veloso frente ao monitor com o manto sagrado vestido a berrar as suas curtas e duras respostas.

BENFICA!

POC disse...

Grande Veloso. Acredito que o sonho do seu filho seja o de envergar o Manto.

Ricardo disse...

Fala pouco e diz tudo.

Eduardo Osório disse...

Um senhor. Poucas palavras, mas sábias.
Esta entrevista é um agradável bonus para os seguidores do blog. Parabéns!